![]() |
Como o princípio da causa e efeito pode nos ajudar a viver melhor? |
Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6.7
Este versículo é uma forma de expressar o princípio da causa e efeito, que significa que as nossas ações têm consequências, boas ou más, na nossa vida e na dos outros. O que nós plantamos, ou seja, o que nós fazemos, pensamos ou falamos, é o que nós colhemos, ou seja, o que nós recebemos, experimentamos ou sofremos.
Esse princípio é encontrado em várias religiões e filosofias, como o karma no hinduísmo e no budismo, a lei da atração no espiritualismo e na psicologia positiva, e a lei da semeadura e da colheita no cristianismo. Todas essas concepções têm em comum a ideia de que o universo é regido por uma ordem moral, que as nossas escolhas têm um impacto na nossa realidade.
Mas como podemos aplicar esse princípio na nossa vida de forma prática e racional? Aqui vão algumas dicas:
- Seja consciente do que você semeia. Antes de agir, pense nas possíveis consequências do seu comportamento. Você está plantando sementes de amor, paz, bondade, justiça, honestidade, respeito, gratidão, generosidade, etc.? Ou você está plantando sementes de ódio, violência, maldade, injustiça, mentira, desrespeito, ingratidão, egoísmo, etc.? Lembre-se de que você vai colher o que você plantar, então escolha bem as suas sementes.
- Seja responsável pelo que você ceifa. Não culpe os outros ou as circunstâncias pelos seus problemas. Reconheça que você é o principal responsável pela sua vida e que você tem o poder de mudá-la. Se você não está satisfeito com o que você está colhendo, mude o que você está semeando. Não espere resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.
- Seja paciente com o tempo da colheita. Nem sempre as coisas acontecem do jeito ou no momento que nós queremos. Às vezes, demora um pouco para vermos os frutos do nosso trabalho. Mas isso não significa que eles não vão aparecer. Assim como na natureza, há um tempo certo para cada coisa. Não desanime nem desista. Continue semeando o bem e confie que você vai colher o bem.
- Seja grato pelo que você recebe. Agradeça pelas bênçãos e pelas lições que você recebe na sua vida. Reconheça que tudo o que você tem é fruto do seu esforço e da graça do seu Criador. Não se compare com os outros nem inveje o que eles têm. Cada um tem a sua própria jornada e o seu próprio propósito. Valorize o que você tem e compartilhe com os que precisam (CARIDADE). A gratidão é uma das sementes mais poderosas que você pode plantar. Deus abençoe os que querem. Não morda a mão que te alimenta. Wellington Kascudo de qualquer lugar da terra .
- Saiba mais como praticar gratidão clicando neste link. ( https://www.karidade.net/2023/07/gratidao.html)